O caso do falso aniversário do T.K.

publicado em  13.11.17


Se você acompanha comunidades de Digimon nas redes sociais, provavelmente deve ter visto algum post falando sobre isso. Na semana passada, mais precisamente no dia 6 de novembro, os perfis oficiais da Toei Animation América, no Twitter e Facebook, divulgaram uma imagem comemorando o aniversário do T.K.







A informação pegou todos os fãs de surpresa, porque nenhum aniversário, de algum personagem de Digimon, havia sido comemorado antes, nesses 18 anos de anime. Afinal, esse foi realmente o aniversário do T.K.? E de onde eles tiraram essa informação, uma vez que ela nunca havia sido mencionada até agora?



Na verdade, se você for procurar por esses posts nas redes sociais da empresa, você não irá mais encontrá-lo. Isso porque ele foi apagado, horas depois de ter sido postado. Provavelmente, a pessoal responsável pelos perfis percebeu o erro e decidiu excluí-los. Mas, de onde essa informação foi tirada?


Nós pesquisamos a origem dessa data de aniversário, e ela nos remeteu a essa imagem:


A imagem, mostra a data de aniversário dos protagonistas da primeira temporada do anime, e ficou muito popular nesses últimos meses no Tumblr. Ela foi postada pela primeira vez por um perfil chamado "michi-tamitxm", que é dedicado a Fanfics e Fanarts de Digimon, e que tem seu foco em um shipping entre Tai e Mimi.

Curiosamente, o perfil apagou essa imagem.



Entretanto, ainda é possível encontrá-la, e ver a sua origem, graças a diversos compartilhamentos que recebeu.




Mas essas datas são verdadeiras?

Infelizmente não. Nenhum personagem de Digimon possui uma data de aniversário definida oficialmente. E essa informação foi revelada há alguns anos por Hiroyuki Kakudou, co-criador e diretor das primeiras séries de Digimon para TV.

O diretor revelou isso a um fã, que perguntou em seu perfil do Twitter quais seriam os signos dos digiescolhidos. Ele respondeu que nenhum personagem tinha uma data de aniversário estabelecida, exceto a Yolei que é do signo de gêmeos (como ela mesmo disse no episódio 25 de Digimon 02). Veja a sua conversa no Twitter clicando aqui.


Casos como esse são comuns, nos perfis oficiais de empresas japonesas com filiais no Ocidente. Isso só prova que existe um grande descaso com as séries que elas representam, tanto que fazem seus posts baseados em informações compartilhadas por fãs, ao invés de utilizarem informações oficiais. Uma pena.
Comentários