O que estava passando na Globo na hora do "Plantão de 11/09"?

publicado em  11.9.17


De tempos em tempos acontecem eventos tão impactantes, que de cara se tornam divisores de águas da História. O dia 11 de setembro de 2001 com certeza foi um deles. Nessa data ocorreu o maior atentado terrorista de todos os tempos. E nós pudemos ser testemunhas da mudança de rumo que o mundo tomou depois disso.

Entretanto, nesse dia ainda eramos muito crianças para entender o que estava acontecendo. E enquanto a história mundial mudava, e todos podiam assistir através da tela da TV, nós só tínhamos uma coisa em mente: "Quando o plantão da Globo vai acabar para os desenhos continuarem?!"

Nesse dia fatídico, o plantão, com notícias sobre os atentados nos EUA, interrompeu a exibição da programação infantil da Rede Globo. Fato que até hoje é comentado nas redes sociais, e gerou uma das maiores lendas da internet brasileira.

Muitos juram de pés juntos que o plantão interrompeu a exibição de Dragon Ball Z, justamente no episódio em que o Goku iria se transformar em Super Saiyajin 3. Será que foi realmente isso que aconteceu?








Bom, esqueça toda essa lenda envolvendo o plantão interrompendo o Goku virando Super Saiyajin 3. Não foi nada disso que aconteceu nesse dia. E hoje nós iremos provar.




O que estava passando na Globo na hora do Plantão?

Desde o começo desse ano, o IBOPE (instituto que faz a medição da audiência da TV no Brasil) disponibilizou todo o seu acervo de dados no Arquivo Edgard Leuenroth, um site da Unicamp que é utilizado por universitários que trabalham com pesquisas. Sendo assim, qualquer um pode ter acesso a programação das TVs. Inclusive ao dia 11 de setembro de 2001.

Nessa época, o programa infantil que era exibido na Rede Globo se chamava Bambuluá, que misturava esquetes nacionais com desenhos animados (em sua maioria animes). Em setembro de 2001, segundo o dados do IBOPE, as atrações exibidas pelo programa eram essas:







Mas afinal, qual desses desenhos o plantão da Globo interrompeu?

Nessa manhã, a Globo deu dois plantões.


O primeiro foi mais ou menos às 09:40, que foi bem rápido falando que um avião havia se chocado com o World Trade Center. E o segundo plantão, foi às 9:57, esse sim que interrompeu toda a programação matinal desse dia. E nesse horário a Globo estava exibindo uma esquete chamada "Garrafinha", que era uma espécie de diálogo de fantoches, entre uma garotinha e seu cachorro.






O episódio de Dragon Ball Z que iria ao ar nesse dia, seria o do Super Saiyajin 3?

Segundo uma página recuperada do site Herói, Dragon Ball Z estreou no dia 23 de julho de 2001, como um desenho do Bambuluá. E começou a ser exibido do episódio 200. E se você pegar um calendário, excluir os sábados e domingos, e contar os dias até o 11 de setembro... Você chegará ao episódio que seria exibido. E não, não seria o que o Goku virou Super Saiyajin 3.

Aparentemente, o episódio que passaria nesse dia seria o 235 ou 236. Isso porque em agosto de 2001, houve o caso do sequestro da casa do Sílvio Santos, que também interrompeu a programação matutina da Globo.

O episódio 235 é o famoso "Vou te comer", e o 236 é o episódio do começo da luta entre Vegeta e Majin Boo.






Incrível como nossa mente pode pregar peças, não é mesmo? Aposto que muitos ouviram tantas vezes histórias envolvendo esse Plantão, que acabaram as tomando como verdadeiras. Mas a verdade sempre aparece, mesmo que tenha demorado um pouco mais de 16 anos...
Comentários