Veja a audiência de todas as temporadas de Digimon no Japão

publicado em  18.8.17


Na semana passada, nós analisamos os relatórios de vendas da Toei Animation, e fizemos um comparativo entre as temporadas, com o intuito de verificar qual delas obteve o maior lucro com a venda de produtos, tanto dentro, como fora do Japão (veja a análise clicando aqui). Entretanto, todos sabem que o sucesso de um anime não é só medido pela quantidade de dinheiro que ele consegue fazer, mas também temos que levar em conta a quantidade de pessoas que assistem ao programa na TV. Pensando nisso, resolvemos ir atrás da audiência de todos os episódios, de todas as temporadas da franquia, para ver como foi a audiência de Digimon no Japão!


A audiência do Japão é medida de uma forma diferente do Brasil. Aqui, temos os chamados "pontos do Ibope", onde cada ponto corresponde à uma quantidade X de televisores sintonizados no programa.

No Japão, a audiência é medida através da porcentagem de aparelhos de TV que estão ligados no programa.


Nós separamos as temporadas por tabelas. Ao final de cada uma, temos a média de audiência que a temporada, em sua totalidade, conseguiu atingir. Os episódios cuja audiência são "traços", significa que a correspondente não foi encontrada.

Ainda incluímos o número de episódios que conseguiram ficar no TOP 10 dos animes mais assistidos do Japão, na semana em que foi ao ar. Confira:

















O único episódio de "Xros Wars" que conseguiu entrar no TOP 10, foi o episódio 30 (o último do primeiro arco). É importante lembrar que a partir do episódio 31, essa temporada mudou de dia e horário, deixando de ser transmitido as terças, a noite, passando aos domingos, pela manhã.



Apesar da diferença dos números ser muito grande, entre as primeiras e as últimas temporadas, é importante lembrar que a concorrência aumentou muito de 1999 pra cá. Além de termos mais animes em exibição na TV, ainda existe a concorrência com a internet, vídeo games, e demais aparelhos que tem como base a TV para funcionar.

Infelizmente não temos dados de Appmon, a mais recente temporada. Isso porque, atualmente, os institutos de medição de audiência só divulgam o TOP 10 dos animes mais vistos na semana... E Appmon nunca apareceu nesse TOP. Já "Digimon Adventure tri" é uma série de filmes que são lançados diretamente nos cinemas, e possuem um público diferente dos animes para TV.

Quanto a fonte dos dados, é bom lembrar que todos esses números são públicos, e foram divulgados semanalmente pela imprensa japonesa, durante a exibição dos respectivos animes. Eles foram reunidos por um fórum português, entretanto, com uma boa dose de paciência você mesmo pode sair procurando no Google (através da pesquisa pelos termos em japonês).


Tendo feito a análise do faturamento e da audiência, acreditamos que finalmente conseguimos por fim a muitos mitos de que "no Japão certa temporada teve mais sucesso que tal temporada".
Anônimo  

Onde vocês coletaram os dados?

Ippo  

A fonte está no texto.

Anônimo  

Obrigado :)

Luiz Felipe  

frontier é um fracasso mds