Por que os inimigos não atacam enquanto os heróis estão se transformando?

publicado em  2.7.17


Ao assistir um anime em que o personagem principal se transforma, muitos já devem ter parado pra pensar: "Por que o inimigo não aproveita que ele está se transformando e o ataca?" Por incrível que pareça, aquelas longas cenas dos Digimons se transformando, dos Cavaleiros do Zodíaco vestindo suas armaduras, ou dos Power Rangers morfando, não estão lá só para encher espaço. Existe sim uma explicação para os inimigos não atacarem durante esse processo!


Essas cenas de transformação, com a auto-apresentação dos personagens falando seus nomes e fazendo poses, são uma herança da cultura japonesa. No Japão feudal, os guerreiros japoneses falavam seu nome e sua terra de origem antes de enfrentar um oponente, e atacar no meio dessa auto-apresentação seria um ato de extrema baixeza e desonra. Daí surgiria o fato dos heróis nunca serem atacados durante as cenas de transformação e apresentação.

Essa característica dos guerreiros ficou conhecida como "nanori", e permaneceu na cultura japonesa através do teatro Kabuki (que existe desde o século XVII). Logo, se tornou um elemento teatral comum, sendo essencial para todas as obras que traziam combates.

Portanto, da próxima vez que você for assistir a algum anime que possua um "nanori", ao invés de imaginar que na verdade a cena se passa em poucos segundos, ou que os animadores estavam querendo "encher linguiça", aprecie e absorva um pouco dessa cultura secular, que os japoneses tanto prezam em levar adiante.
Comentários
Albert César A.P  

Isso não se aplicou a Digimon o filme, aquele diablomon atacava também durante as digievolucoes

Higor Reis  

No filme do diaboromon ele ataca os digis q tão digievoluindo. E isso impede a digitransformação

Tairu  

mas fisicamente essas cenas se passam em poucos segundos