Koji Wada para sempre!

publicado em  3.4.17


No dia 3 abril de 2016, o cantor japonês Koji Wada faleceu devido a um câncer na nasofaringe (parte superior da faringe). Para quem ainda não conhece, ele foi responsável por cantar diversos temas dos animes de Digimon, e sua voz esteve presente em todas as temporadas da franquia (exceto Digimon Universe: Appli Monsters). Completando exatamente um ano de sua partida, preparamos uma matéria com algumas curiosidades e detalhes do evento de despedida que reuniu mais de 2.000 pessoas no Japão.

Koji Wada nasceu em Fukuchiyama, uma cidade localizada na província de Quioto, no ano de 1974. Sua estreia no cenário musical começou logo cedo, mas sem grande destaque. Foi apenas em 1999 que surgiu sua grande oportunidade de ascensão. Ele foi escolhido, pela Toei Animation, para interpretar a música "Butterfly", tema de abertura do primeiro anime de Digimon. Os produtores já sabiam que o anime teria êxito, e Wada foi praticamente presenteado com uma canção que levaria seu nome a uma alta posição do concorridíssimo ranking da Oricon (lista com os álbuns e singles mais vendidos no Japão).

Graças ao sucesso, a parceria entre Wada e a Toei Animation continuou em 2000 com Digimon 02 (Target - Red Impact); 2001 com Digimon Tamers (The Biggest Dreamer); e 2002 com Digimon Frontier (FIRE!!, Innocent, an Endless tale, With the Will).

Em 2003, após gravar uma música para o jogo Digimon World 3, o cantor descobriu o câncer na nasofaringe, cuja taxa de sobrevivência é de 40%. Ele interrompeu temporariamente sua carreira enquanto fazia o tratamento médico, que incluia cirurgia e radioterapia. Em 2005, retornou ao trabalho com mais uma parceria com a franquia Digimon, o tema Hirari, abertura de Digimon Data Squad.

Em 2010, ele interpretou o tema da digievolução, We are Xros Heart!, na versão original de Digimon Fusion. Infelizmente o câncer voltou em 2011, se iniciando mais uma luta, que lamentavelmente ocasionou a sua morte em abril de 2016. O single Seven, tema de encerramento de Digimon Adventure tri, foi seu último lançado em vida.

Koji Wada não fez sucesso apenas no Japão e, graças ao anime Digimon, ele conquistou fãs no mundo inteiro. Ele ficou popularmente conhecido como "Borboleta Imortal dos Temas dos Animes", graças ao tema "Butterfly". Curiosamente, o país em que ele mais fez shows, fora o Japão, foi o Brasil.

Apesar de ser conhecido como cantor de temas de anime, ele também lançou dois álbuns e dois EPs com músicas originais.

No dia 26 de abril de 2016 (uma terça-feira), a gravadora SOLID VOX, que gerenciava a carreira do cantor desde 2014, organizou um evento de despedida tanto para os amigos de trabalho, quanto para o público em geral. O evento contou com a presença de mais de 2.000 pessoas. E os detalhes você verá abaixo:

Batizado de "Reunião de Despedida", o evento foi realizado em Shibuya, num lugar chamado Liquid Room. No hall de entrada, era possível ver um painel com diversas fotos de sua carreira, além de um manequim com as roupas que ele usou no evento em comemoração aos 15 anos de Digimon (em 2014).



Na parte interna, também havia um painel com fotos. No palco, havia uma espécie de altar com flores desenhando uma borboleta, em homenagem a sua música de maior sucesso "Butterfly".



A reunião se iniciou às 16:00, a e a princípio apenas para amigos íntimos e colegas de trabalho. Primeiro foi oferecida uma oração silenciosa, e na sequência foi exibida uma live de 2014, onde ele canta a música Butterfly em um estádio de futebol.



Os cantores Ayumi Miyazaki e Ai Maeda, que também cantam temas para o anime Digimon, foram até o palco para fazer seus discursos de despedida. O cantor Hironobu Kageyama, que também faz parte da mesma agência, subiu aos palcos para dizer algumas palavras. Na sequência, os organizadores do evento agradeceram a presença de todos os funcionários e amigos. No geral, a parte fechada do evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas.



A partir das 18:00 o evento foi aberto ao público. Com cartas, fotos e flores nas mãos, cerca de 2.000 fãs passaram pra prestar suas homenagens.

Diversos fãs de outros países, também mandaram suas mensagens através das redes sociais.

Apesar de ter nos deixado tão cedo, sua voz sempre estará em nossas lembranças. Muito obrigado Koji Wada!
Comentários