Entrevista sobre relação incestuosa em Digimon é real?

publicado em  12.4.17


Nessa semana, uma notícia polêmica pegou as comunidades de Digimon de surpresa, e chocou muita gente. Segundo uma entrevista dada por Mamoru Hosoda, um dos diretores de Digimon Adventure, o episódio 21 da primeira temporada (aquele em que o Tai volta ao Mundo Real, após derrotar o Etemon) representa uma relação incestuosa entre Tai e Kari! (Leia a entrevista clicando aqui)

A informação gerou muita polêmica, e muitos colocaram em dúvida a sua veracidade (inclusive nós). Pensando nisso, resolvemos investigar a fundo para descobrir se ela é fake ou não. Vamos começar por onde já sabemos:



De onde saiu essa entrevista?

O texto começou a viralizar na internet graças a uma tradução do site 4chan. A única "prova", de que ela seria verdadeira, é essa suposta foto de uma das páginas do livro "Digimon Movie Book":




Pouco confiável não é mesmo? Pra ter certeza que não fomos enganados com uma tradução falsa, resolvemos traduzir por cima pra saber o que essa página fala. E por incrível que pareça, a tradução do 4chan realmente tem a ver com o que é dito no original! Separamos um pequeno trecho pra vocês copiarem e jogarem no Google Tradutor:


美しい兄妹愛の話にも見えるし、兄妹の関係を超えたとこが官能的な話にも見える
"Parece ser uma bela história de amor entre um irmão e sua irmã mais nova, e se parece com uma história sensual que cruzou além da relação de um irmão e uma irmã mais nova."



Ok, a tradução é verdadeira. Mas quem nos garante que essa foto realmente faz parte do livro?

Antes de tudo, precisamos falar sobre o "Digimon Movie Book", que foi um livro lançado em 2001 no Japão. Ele tem 130 páginas e traz artes dos personagens, screenshots, storyboards, informações das duas primeiras temporadas e uma "entrevista com o diretor"! Nós não conseguimos fotos do livro todo, mas reparem no design das que conseguimos:


É o mesmo design da foto!



E por que essa entrevista só foi surgir agora, se ela é de 2001?

Pensem conosco... Qualquer fã de anime sabe que é raríssimo conseguir produtos e informações de suas séries preferidas na era pré-internet, não é mesmo? Em 2001 a internet ainda estava engatinhando, e poucas coisas eram postadas. Aparentemente os japoneses não se importaram com a entrevista, e só em meados de 2010 é que os fãs de outros países (principalmente os chineses) começaram a comprar esses artigos raros e estranharam a entrevista do diretor. Pesquisando bem, é possível encontrar referências a essa discussão, na internet, a partir dessa época, porém nunca levada a sério... Por que será, né? Só agora em abril, desse ano, um membro de um fórum chinês resolveu comprar a revista e postou uma foto dela. A partir daí, não demorou pra foto ser compartilhada por diversos fóruns internacionais, incluindo o 4chan.



Pra quem não leu a entrevista, basta clicar aqui. O site "Você Sabia Anime?" também fez uma pequena investigação sobre isso e nos dão mais indícios de que ela não é falsa (veja clicando aqui).


Então, não tendo nenhum indício que prove o contrário, já podemos declará-la como verdadeira?