Excesso de curvas em nova figura de Digimon divide opiniões!

publicado em  16.3.17


Há algum tempo, nós comentamos aqui sobre a nova figura da Sakuyamon, que será lançada em julho deste ano no Japão. Na ocasião, falamos sobre o pôster de divulgação, que estaria causando polêmica graças ao texto que destacava "curvas, seios e bunda" como "características femininas", veja abaixo:

O texto diz que o design da figura foi planejado para mostrar toda a sua beleza e poder. E ao descrever suas "características femininas", mostra imagens de suas partes sensuais.

Apesar de alguns comentarem que não viam "polêmica" nisso, a figura dividiu opiniões nas redes sociais. Alguns comentários, por exemplo, compararam a figura a uma panicat, e disseram que as personagens femininas deveriam ser valorizadas pelo seu poder, e não pelas suas características físicas.



Em contrapartida, tiveram comentários comparando o excesso de curvas nas figuras femininas com o excesso de músculos nas masculinas.



É bom lembrar que uma outra figura de Digimon teve suas comercialização proibida nos EUA e na Europa, graças a erotização da personagem. Foi o caso da figura da Kari e Angewomon, como destaca o site Chuva de Nanquim.



A verdade é que as personagens femininas em Digimon sempre abusaram de curvas e sensualidade, mesmo sendo direcionadas ao público infantil. Mas em dias de empoderamento feminino, e de luta contra a cultura de objetificação da mulher, não seria melhor a franquia aposentar esse conceito tão retrógrado e tão mal visto fora do Japão? Fica aí o questionamento.