Digimon World: Next Order é muito complexo

publicado em  10.2.17


Ano passado a Bandai Namco nos deu Digimon Story: Cyber Sleuth,um RPG estilo Persona que deixa os jogadores decidirem quanto tempo eles querem dedicar à procriar o Digimon perfeito. Lançado na semana passada, Digimon World: Next Order coloca os jogadores em um cenário profundo logo nos primeiros 20 minutos.

Digimon World: Next Order para o PlayStation 4 coloca os jogadores em ação relativamente rápido. Após escolher entre um protagonista garoto ou garota, o jogador é enviado ao Mundo Digital, onde um par de amigos, dos quais ele não se lembra, estão lutando contra um oponente massivo. Aqui os jogadores aprendem como usar os botões L e R do controle para determinar os comandos para seus companheiros em batalha. O Digimon luta por si só, mas o jogador pode modificar táticas, começar ataques especiais e usar itens nestes ao longo da batalha.


Uma vez que a batalha acaba, o trabalho real começa. WarGreymon e MetalGarurumon derrotam seu oponente mas também caem, com suas essências transferidas à Digiovos a escolha do jogador.


O barbado Jijimon explica que ele gostaria de ajudar o jogador a voltar pra casa no Mundo Real, mas preferia ter sua ajuda para cuidar de um distúrbio afetando o Digimundo primeiro. Shiki e seus dois parceiros renascidos são enviados a vagar pelos campos digitais, derrotando Digimons traidores e enviando os aliados de volta para ajudar a reconstruir a cidade.


Mas antes do trio poder sair, é hora de treinar. Os dois novos Digimon devem ser levados a toca de treinamento, onde um regime de melhora de habilidades, comer, usar o banheiro e descansar deve ser feito para evoluí-los para a fase em-treinamento e finalmente Rookie.

O núcleo de Next Order é tomar conta do Digimon, que funciona como nos tamagotchis que eram mania décadas atrás. Se seu Digimon está faminto, jogue alguma carne. Se precisar fazer suas necessidades, ache um banheiro. Se está cansado, descanse. Ícones indicando felicidade, fome, necessidades e outros aparecem acima da cabeça do seu parceiro durante o jogo.



O treinamento envolve uma tela similar a um tabuleiro de jogo, onde seus Digimon são colocados usando os analógicos direito e esquerdo.


Uma vez que o treinamento começa, o jogador tem a chance de tentar conseguir um bônus por um medidor que gira rapidamente. Pare-o no ponto certo, e francamente eu não tenho ideia o que a maioria desses ícones significa. Parecem bons.


Depois dos primeiros rounds de treinamento, seu novo Digimon evolui para a fase em-treinamento.



Mais 9 rounds, com pausa para comer, dormir e usar o banheiro depois, e eles finalmente evoluem em Rookies prontos para a batalha.



Então é hora de ir a campo para explorar, juntar recursos e batalhar contra Digimon inimigos.


Não vou mentir - tenho tido dificuldade para começar. Seguindo os primeiros encontros com inimigos fáceis, eu tive meus companheiros mortos três vezes por inimigos um nível acima deles. Eu só tenho o jogo há um dia, e parece que vai demorar um pouco para eu me colocar no ritmo, mas estou intrigado.

Eu vou continuar lutando por aí com meu time, e talvez gastar um pouco mais de tempo no ginásio antes de tentar me aventurar muito longe da base. Minha força de vontade será maior que uns sistemas complicados!

Você está jogando Digimon World: Next Order? Quais são as suas primeiras impressões sobre o jogo?

Texto e imagens adaptados do Kotaku.