Digimon Universe Appli Monsters: O que podemos esperar?

publicado em  22.5.16


Desde que ficamos sabendo sobre o projeto "Digimon Universe: Appli Monsters", muitas perguntas começaram a surgir em nossa mente. Do que se trata? O que são os "Appli Monsters"? Como será o enredo?

Essas perguntas continuarão sem respostas até o dia 9 de junho, quando a Bandai e a Toei Animation irão anunciar as novidades em um evento no Japão. Mas, enquanto isso, nós já podemos analisar o que sabemos, e que comentamos aqui e aqui.

Antes de tudo, esqueça completamente os conceitos que foram explorados sobre o Mundo Digital nas temporadas anteriores. Pra quem ainda não sabe, cada temporada de Digimon se passa em um universo diferente (universos paralelos), e cada uma possui o seu próprio Digimundo (exceto a trilogia de Adventure, já que se trata de uma sequência). Dito isso, podemos começar a falar sobre "Universe".

Como o título se escreve? "Applimonster", Appli Monster" ou "App Monster"?
O título em japonês se escreve da seguinte forma: アプリモンスターズ (apurimonsutaazu). A palavra em japonês para "app" é ア プ リ (apuri). Assim que a notícia surgiu, muitos traduziram a palavra "apuri" como "appli", para que ficasse mais fiel a forma que o japonês pronuncia. Mas é meio sem sentido essa tradução, se temos uma palavra ocidental para esse termo, porque usar uma forma "ajaponeizada"? Bom, como a grande maioria dos sites estão traduzindo assim, nós resolvemos utilizar dessa forma também, para facilitar nas buscas Google (mas que fique claro que não concordamos).

O que já sabemos do projeto?
Nós sabemos que o novo projeto incluirá um jogo, um anime e produtos provindos deles. Mas essa informação é muito ampla, vamos tentar se aprofundar mais nelas.

Vamos começar analisando um pequeno texto divulgado pela equipe responsável:
A chave dessa nova temporada são os aplicativos para smartphones, ferramentas que são usadas por todo mundo no dia a dia. Dentro desses aplicativos se escondem formas de vida com inteligência artificial chamadas de "Appli Monsters", também conhecidas como "Appmons". Essas criaturas existem em relação a quantidade de aplicativos existentes.
O projeto "Appmon" começará com um anime para TV, que já estreia nessa temporada de outono no Japão, brinquedos e um Card Game digital. Futuramente irá se expandir para produtos relacionados, jogos, revistas e muito mais.
A sinopse deixa claro que smartphones terão relação com a história central. E também fala sobre formas de vida chamadas "Appmons". Será que eles seriam ou não Digimons?

Por enquanto não tem como saber, mas eles podem ser um tipo específico de Digimon, como os Digimon X (Digimon X-Evolution), Digimons Espírito (Digimon Frontier) e Digimon Armors (Digimon 02). Caso não sejam Digimons, eles poderiam ser Digimons artificiais, algo semelhante ao que acontece no jogo Digimon Next. E vocês, o que acham? Será que eles são algum tipo de Digimon? Ou seriam outras criaturas? E se fossem monstros artificiais, quem os teria criado?


Bom, nós já sabemos que os Appmons correspondem a aplicativos para celular. O logo oficial do novo projeto (acima) traz alguns ícones de aplicativos:


E o site oficial do jogo, tem como plano de fundo uma imagem com algumas criaturas. Nós encontramos algumas similaridades entre os logos e alguns monstros que aparecem nessa imagem:


E o jogo será pra que plataforma? Qual será o estilo?
Bom, a plataforma ainda é um mistério. O jogo pode ser lançado para smartphones, até porque o foco é o próprio... Mas ele poderia muito bem falar sobre smartphones em qualquer outra plataforma.
O estilo será Card Game, como foi anunciado. E o público com certeza será o infantil, pois a trama central está claramente direcionada aos produtos colecionáveis.

O anime tem tudo para funcionar como alavanca para a venda de jogos e brinquedos, algo similar ao que acontece com Pokémon e Yokai Watch! Portanto, podemos esperar algo no estilo "Um Appmon novo por dia".

Tem muita gente falando que a série será um spin-off e não envolverá diretamente os Digimons... Não! Não será um spin-off. Será uma nova série, para um novo público, e bem diferente do que estamos acostumados, assim como foram as demais temporadas.

Quem conhece a Geração Digimon, sabe que costumamos acompanhar assiduamente todas as temporadas que são lançadas. Portanto, sempre que tiver um tempinho, apareça por aqui para ver as novidades. Ou nos acompanhe pelas redes sociais. E mais uma vez acompanharemos juntos um novo Digimon! Ansiosos?
Princess Yin  

Minha nossa menina meu celular ta ferrado se havera um Digimon baseado nos aplicativos de celular imagina se o Leomon sai do MEU celular credo

Marcos Gomes  

Tomara que tenha uma história e digimons mais legais pq até agora esses appmons estão muito chatos.