Qual o futuro de Digimon Fusion?

publicado em  21.3.16


Há mais de um ano fora da nossa TV, o futuro de Digimon Fusion (Xros Wars) no Ocidente continua sendo uma grande incógnita. Com todos os holofotes direcionados a Digimon Adventure tri, o fracasso de Mikey Kudo e os Digimons-Megazords só prova que a época dos animes "americanizados" definitivamente ficou pra trás.

Se na década passada era comum distribuidoras comercializarem animes com emissoras de TV ocidentais, hoje em dia, com os serviços de streaming que exibem animes simultaneamente com o Japão, esse tipo de comércio acabou ficando totalmente inviável.

A Saban Brands é uma das poucas que continuam firme no mercado, graças a compra de horários em canais como a Nickelodeon americana e a Cartoon Network latina, que promovem bem os produtos das séries que a mesma licencia. O sucesso da marca Power Rangers, que é uma versão americanizada de alguns seriados japoneses, é um dos exemplos disso.

A franquia Digimon sempre foi distribuída para o Ocidente pela Saban, porém de formas diferenciadas para os países americanos. Enquanto nos EUA eles faziam uma versão própria (alterando soundtrack, diálogos e nomes de personagens), para os demais países latinos eles mandavam "as fitas" originais do Japão, por isso aqui no Brasil apenas os nomes e termos principais foram "americanizados", enquanto os demais (soundtrack e personagens secundários) eram mantidos como no original. A Saban trabalhou assim até Digimon Data Squad. Provavelmente graças a mudança de sua diretoria, a Saban meio que ligou o f*da-se e mandou a sua versão de Digimon Fusion para a toda a América, e foi aí que finalmente descobrimos qual era a visão que os norte-americanos tinham de Digimon.

O fato é que nem nos EUA, onde era transmitido pelo canal Nicktoons, o anime conseguiu obter algum êxito. O anime original possui 79 episódios, que podem ser dividos em três arcos, porém, apenas dois deles chegaram ao Ocidente. E parece que a Saban não está com o minimo interesse de trazer o terceiro (toda a saga do Tagiru) para esses lados. Nos EUA, o primeiro arco foi exibido em 2013 e o segundo estreou em 2015. Provavelmente graças ao desinteresse dos americanos, e todo o hype causado pela estreia simultânea mundial de Digimon Adventure tri, não teremos uma versão do Tagiru dublada.

No Brasil, o primeiro arco do anime passou despercebido pela Cartoon Network em 2014 e atualmente está disponível no catálogo de séries da Netflix, já o segundo arco tem estreia marcada para o dia 8 de abril, pela mesma emissora, indo ao ar todas as sextas às 16:30. Provavelmente será uma estreia sem muito alarde, já que será exibida apenas "porque a Saban está pagando", o que é uma pena, pois Xros Wars é uma excelente temporada que foi praticamente jogada no lixo por aqui.