Digimon Linkz: Tutorial para inicantes

publicado em  28.3.16


Digimon Linkz foi lançado há pouco mais de uma semana. O jogo, que está totalmente em japonês, por enquanto só está disponível para o Japão. Mas você não precisa estar lá para jogar.

A dinâmica de Linkz é simples, então não é necessário saber japonês para entender. Veja nosso pequeno tutorial, conforme a nossa experiência em jogo, e comece a criar seus Digimons agora mesmo.

Antes de tudo é necessário que você baixe o jogo. Digimon Linkz é exclusivo para o território japonês, porém existem algumas formas de burlar isso (apenas no Android): 1 - Entre no site http://apk.qoo-app.com através do navegador do seu celular, lá você irá procurar pelo jogo e fazer o download (primeiro irá baixar o app e depois o jogo); 2 - Outro método seria fazer uma conta no Gmail japonês, para isso você pode procurar por tutoriais no Google.
Além dos smartphones, o jogo também roda em emuladores para PC, como o Bluestacks.

O início do jogo será bem explicativo, te dando as noções básicas. Mas caso você continue confuso, aqui vai um resuminho:

No jogo você terá que criar sua própria farm, que será o local onde você irá cuidar dos seus Digimons enquanto não está realizando missões (você pode ter até 240 monstrinhos). Tela inicial:


- Topo: Seu nick, barra com número de pontos de jogos (conforme você entra em missões, são gastos alguns números de pontos), e contagem regressiva para o acréscimo de mais 2 pontos de jogo.

- Disket: Mostra as missões a realizar e as cumpridas.

- Presente: Itens ou Digimons que você recebe.

- Digivice: Abre as opções Alimentar, Treinar, Evoluir e Organizar sua equipe de Digimons.
Alimentar: Você terá que comprar uma área de plantio, e ir colhendo assim que os alimentos forem nascendo.
Treinar: Você selecionará primeiro o Digimon que deverá ganhar EXP, e depois terá que sacrificar alguns Digimons para aumentar a EXP do primeiro.
Evoluir: Você selecionará o Digimon que quer evoluir. Ele precisa estar no nível certo para evolução (nível 10 para crianças, 30 para adultos), você deve ter o número de plaquinhas certo (com a cor do atributo da evolução) e você deve ter Pedras Douradas o suficiente para evolui-lo.
Organizar Equipe: Você organizará seus Digimons em equipes de 3 Digimons, com um líder.
- Casinha: Constrói coisas (como armazéns, locais para plantar, etc) e compra assessórios (como plantas ou árvores).

- Casinha com setinhas: Uma visão melhor da sua ilha.

- Pedras de arco-iris: Utilizadas para criar Digimons ou ressuscitá-los durante a batalha. (Aconselhamos que você gaste com sabedoria)

- Pedras Douradas: O que você usará para as construções, evoluir ou treinar seus Digimons.

- Digitama: Onde você irá criar os Digimons.

- Botinhas: Abre as áreas com missões.

A setinha azul que fica abaixo do Digitama serve para abrir o Menu abaixo:


Como você pode ver, nele você encontra todas as opções já citadas, e algumas outras. O botão com "mãozinhas apertando" serve para você adicionar amigos utilizando o "número de usuário" deles. Após entrar nessa opção, você irá clicar no botão de "wi-fi" e abrirá a caixa abaixo para você digitar o número.


Os botões que ficam no rodapé dessa tela são respectivamente: Amigos adicionados; Amigos pendentes (esperando aprovação); Solicitações de novas amizades.

Ainda no Menu, no botão com o "cartão de memória", você poderá verificar o seu perfil (com seu nick e número de usuário) e o Digimon que você colocou como líder.





Conceitos Básicos

Placas de Atributos: Elas servem para evoluir e para dar golpes novos aos Digimons. Cada Digimon tem placas de atributos de uma cor diferente (Ex: Kabuterimon utiliza as verdes). Você as recebe nas missões, sendo que um tipo delas vem nas caixas azuis, e as placas mais raras em caixas douradas.




Missões: São acessadas através do botão com as "Botinhas" na tela inicial. As missões normais são divididas por áreas. A cada missão realizada, além das Pedras Douradas e de EXP, você receberá caixas com "placas de atributos". Existem missões especiais diárias, com placas de atributos diferentes para cada dia da semana, para encontrá-las basta você clicar no botão azul que fica na parte de baixo da tela das missões.




Batalhas: As batalhas sempre serão em trio, e são realizadas em turnos. Cada Digimon possui um ataque fisíco (ATK) padrão e dois ataques especiais (S-ATK), sendo que alguns só são desbloqueados após a evolução. Antes da batlha você poderá trocar os Digimons do seu time, clicando no personagem que você quer alterar. Você também pode selecionar qual dos rivais levará o dano.






Criação de Digimons e Creche

Existem duas formas de criar Digimons, a primeira opção te dará um Digimon totalmente aleatório, geralmente no nível criança ou adulto, o outro tipo dará um Digimon bebê.

Tela da primeira opção:


No botão azul você vai gastar 20 pedras de arco-iris em 1 Digimon aleatório. No botão vermelho você gastará 200 da mesma por 10 Digimons. (Não aconselhamos, as pedras podem ser úteis mais adiante)

Tela da segunda opção:


No botão azul você irá gastar 300 pedras azuis por um Digimon bebê aleatório. No outro botão serão 10 por 3.000 das mesmas pedras.


Os Digimons bebês vão para a creche (aquela casinha de telhado verde com um cercadinho na frente), clicando na casa haverão três opções, para ver seus bebês você deverá apertar o botão azul com o Digitama. Fazendo isso abrirá essa tela:


Se for sua primeira visita lá, você deverá apertar o botão verde e selecionar os Digimons que quer colocar para crescer na creche (o que pode levar minutos ou horas). O botão azul ao lado do Digimon serve para você pagar para ele crescer mais rápido.




Adicionando Habilidades

Dojo (casa com telhado azul), você só poderá construí-lo quando sua "barra de pontos" chegar ao número 40:


O dojo servirá para ensinar habilidades a seus Digimons. Ao selecionar o dojo aparecerão três botões:

O "foguinho" será para passar uma habilidade de um Digimon para outro, se eles forem compatíveis.

O "bonequinho" faz o Digimon mais forte do que antes, através daquelas placas de atributos (que comentamos acima) compatíveis com o Digimon.




Informações Adicionais

Ao clicar em alguma construção você terá uma opção de melhorá-la.

Sempre que puder, vá até a sua farm e selecione o seu Digimon, aumentará +1 em algo dele.

Tem Digimons demais? Você tem duas opções para se livrar: Sacrificar alguns para que um outro fique mais forte (através da opção de Treinar na tela inicial), ou vá até a casa com o telhado vermelho:


Uma vez lá, selecione o ícone com 3 barras. No painel com seus Digimons clique no botão azul e selecione os Digimons que quer vender:




Como o jogo foi lançado recentemente, ainda existe muito a ser descoberto. Esperamos que esse pequeno tutorial possa ajudar a quem esteja interessado em jogar.
Comentários
Dennis  

tem previsão pra lançamento no resto do mundo?

Ippo  

Ainda não, mas acho que vai demorar, pq Heroes foi lançado a pouquíssimo tempo.

Anônimo  

Pra jogar tem que estar online?

Ippo  

Tem sim, apenas online.

Silas Zames  

Cara, toda vez que tento evoluir meu garurumon aparece uma plaquinha como se estivesse dizendo que ñ posso ou sei lá, sabe como resolver isso? Já tenho todos os requisitos pra evo

Ippo  

Reparou se ele está no nível certo? 10 para rookie e 30 para champion.
Também pode ser que você esteja sem dinheiro suficiente (as moedas douradas).