Aprenda a comprar produtos colecionáveis!

publicado em  30.6.15

Usualmente nós postamos no site fotos e informações de novos produtos de Digimon. Infelizmente a maioria dos lançamentos ficam restritos para o território japonês. Percebemos que muitas pessoas ficam com vontade de adquirir o produto, mas acham que só poderão adquirir se eles forem comercializados no Brasil. Isso não é verdade. Fazer uma compra internacional não é nenhum bicho de sete cabeças, e pensando em facilitar a vida dos fãs de Digimon, nossa amiga Sarah Costa Rangel preparou um tutorial com o que você precisa saber sobre compras internacionais:

INFORMAÇÕES  BÁSICAS

IMPORTANTE: Toda e qualquer compra de lojas está sujeita a taxação pela receita federal, não pegar taxa hoje é sorte (aquela lei dos 50 dólares é válida apenas se o vendedor não for pessoa jurídica, ou seja, uma loja), então tenha isso em mente na hora de comprar! Geralmente é 60% do Valor da compra. Pagamento dessas taxas é efetuado no correio na retirada do pacote (caso taxado, fica retido no correio), pagamento somente em dinheiro.

Itens básicos que facilitam: Algum conhecimento de inglês, um paypal (a maioria dos sites trabalha com o paypal e ele facilita), cartão de crédito internacional.

Sites mais conhecidos e confiáveis: AmiAmi, HLJ, CDJapan, Nippon Yasan, Big in Japan. (O ebay depende do vendedor, procure vendedores com qualificação alta).

Site com mais probabilidade de produtos xing ling: Ali Express (se achar um produto muito mais barato, pode saber, não é original).



O QUE SÃO PRE-ORDERS?

Bem, antes de tudo, vamos falar sobre pre-orders! A grande maioria dos produtos colecionáveis, quando anunciados, vem com duas datas, a pre-order e a do lançamento.

A pre-order nada mais é do que fazer o pedido antes, deixar seu produto reservado! Alguns sites permitem pagar o produto somente quando a data de lançamento chegar (AmiAmi, HJL, Nippon Yasan, Big in Japan), outros exigem pagamento imediato (CD Japan/ebay).

Geralmente esses produtos ficam mais chatos de se achar ou até mais caros após a pre-order terminar. Então se você realmente não quer correr o risco de pagar mais ou ficar sem o produto, faça pre-order, não deixe para depois do lançamento. Lembrando que muitas pre-orders tem descontos!

Para produtos de Digimon, sugiro acompanharem as contas de facebook da Tamashii Nations, Mega House, Bokutachi no Digital World.

P.s: Existem produtos que serão anunciados como "Bandai exclusives", ou seja, esses ou terão em poucas lojas e mais caros ou você , se quiser MUITO, vai ter que arranjar um serviço que compre no site da bandai para você, pois eles não mandam para fora.



COMPRANDO EM SITES JAPONESES

"Ok, mas como eu faço para comprar nesses sites??"
Fácil, crie uma conta na loja em que deseja comprar o produto, calcule o valor do produto + frete (sites como a Nippon Yasan e CD Japan permitem esse cálculo ao colocar o produto no carrinho).
Na hora do pagamento, eles oferecem os métodos disponíveis, os mais comuns são o cartão de crédito (internacional) e Paypal.

O bom do Paypal é que para quem não tem um cartão internacional, você pode colocar crédito na sua conta (vinculando com sua conta bancária) e usar esse dinheiro no paypal para efetuar o pagamento. Mas o mais fácil continua sendo ter um cartão internacional na sua conta (procure sua agência e procure saber como mudar seu cartão, hoje em dia, muitos cartões de estudante já são internacionais).
Lembem-se que na hora que o valor cair na fatura do seu cartão, também haverá o IOF adicionado. Então sempre pensem no produto como uns 10 reais a mais (caso não lembre a porcentagem exata do IOF a ser cobrada).


"Os valores estão em ienes ou dólares! O que eu faço?"
Se o site já não tiver a opção de mostrar o valor em reais, vá no google, procure um conversor de moedas. Por favor, lembrem-se de olhar o site todo, as vezes ele já tem essas opções e muita gente não presta atenção.


"Tem várias opções de frete! Qual eu escolho?"
Olha, não vou mentir, nosso serviço alfandegário e dos correios são TERRÍVEIS, então, tirando o EMS (que leva cerca de 10 dias úteis pra chegar e tem 95% de chance de ser taxado e é o serviço mais caro depois do fedex), todos os outros podem levar de um mês até.... bem, até quando a alfândega resolver soltar seu pacote (lembrando que se passar de 3 meses, você já pode reclamar + entrar com processo). Dito tudo isso, a recomendação básica é: Pegue aquele que melhor couber no seu orçamento E QUE TENHA RASTREIO. Se não tiver "Tracking", não pegue! Por que se o correio ou alfândega perderem, você nunca vai saber ou poder reclamar.


"Fiz pre-order, ainda falta um mês para ser lançado, mas quero pagar agora antes de ficar sem dinheiro!"
O bom da Nippon Yasan é que eles tem essa opção de pagar quando quiser antes do lançamento. Caso tenha comprado em outro, mande um e-mail pedindo para que enviem a cobrança.


"Fiz a pre-order mas quero cancelar!Como faço?"
Então, leia antes de fazer a pre-order, pois alguns sites não aceitam cancelamento! As vezes você fica até negativado e sem poder fazer outras pre-orders (caso deixei de pagar alguma). Se programe bem e se puder, pague antes, pois ajuda a evitar esse tipo de problema.


"O produto está atrasado, era pra ser lançado agora e não foi! Isso é normal?"
As vezes acontece do produto ser atrasado, pois não ficou bom o bastante a tempo do lançamento. Não acontece sempre, mas também não é impossível. Por isso também recomendo pagar um pouco antes do lançamento, por que se atrasar, pode ser que você depois não tenha o dinheiro se deixar pra pagar depois.



NO CASO DE TAXAÇÕES

"Como sei que foi taxado??"
Geralmente no site dos correios, quando você for rastrear o pacote, ele vai mostrar "tributado", mas as vezes ele não mostra (falha de serviço), então, caso não mostre, se o pacote for para a agência de correio e estiver escrito "aguardando retirada", é por que foi taxado. Você pode esperar uma semana para receber o papel da cobrança ou ir nos correios com sua identidade (cpf) e número de rastreio.


"Meu pacote foi taxado em muito mais que 60%! É um roubo! O que eu faço?!"
As vezes acontece... vivemos num país tenso. Se ocorrer, 2 opções: Ou peça pra mandar pra reavaliação (aí mande comprovante de pagamento e etc para provar que você pagou aquele valor), ou pagar na hora, juntar os documentos recebidos com a caixa + comprovantes de pagamento do seu produto para abrir um processo para ressarcimento. Isso não acontece sempre, mas acontece, infelizmente, é uma possibilidade.


Se você for fazer alguma compra e ainda tiver dúvidas, aconselhamos que peça ajuda nos comentários do Facebook (da nossa página ou outra de Digimon). O fandom de Digimon é bem ativo nas redes sociais, e sempre estão dispostos a ajudar os amigos!
Comentários
Davidson Serrilho  

Gostei muito da matéria só que pra ficar ainda mais fácil (sim sou um pouco lento e ando com o pé atrás na hora de fazer compras pela internet) pq vcs não fazem um vídeo mostrando passo a passo isso iria ajudar muito também xD

Yangnus  

Não consegui achar nem um site de leilões dos digivices, onde encontro um? Estou procurando por um xross loader japonês novo..

LJ Animações  

Exelente matéria!

Jacinto de Sousa  

Por favor fassa um vedio passo a passo compra e tem como paga por boleto