Hashtag Digimon Fusion 16

publicado em  22.8.14

Eu não sei quanto a vocês, mas o que considero "pior" na hora de assistir Digimon Fusion no Cartoon Network, é esperar o anime começar assistindo Duelo Xiaolin. Apesar de pegar apenas uma parte do desenho, fico naquela torcida pra que ele termine logo. Totalmente diferente da época em que Teen Titans antecedia, pois apesar de ser figurinha batida, era mil vezes melhor.

Além dessa sala de espera nada aconchegante, também tenho que destacar o fato do horário ser totalmente inconveniente. Poder dar uma pausa na rotina, numa tarde de quinta-feira, não é pra todo mundo mesmo!

O alívio vem quando começa o tema de abertura americanizado de Digimon Fusion. Ele nos diz que está começando o 16º episódio: "Tempo fechado na Zona do Céu".


A alteração dos diálogos, na hora de traduzir do japonês para o inglês (e consequentemente português), é algo cada vez menos notável. Se no começo da temporada tínhamos diálogos totalmente forçados para aquele humor norte-americano, hoje temos diálogos bem mais fiéis ao original. Até porque os episódios estão bem mais sérios do que anteriormente.

As séries de Digimon sempre buscam mesclar lições de moral para as crianças, com aquele clima de ação e aventura dos episódios. Alguns são escancarados, como a valorização da amizade, mas alguns ficam subentendidos. Um exemplo disso foi mostrado ontem, quando Lucemon foi eleito presidente da Zona do Céu com unanimidade de votos, entre a população da região. Será que devemos acreditar em tudo que os políticos falam e nos mostram? Sem nenhum questionamento? Toda unanimidade é burra!


Outro tema interessante, que ficou subentendido, é o contraste entre o bem e o mau. A Zona do Céu, que tinha os Digimons com o mais puro coração de todo Mundo Digital, também era a Zona com o maior poder das trevas. Não existe ninguém 100% bom, quanto mais o homem aparente ser "santo", mais "escuridão" ele guarda.

O que mais causou estranheza nesse episódio, foi ver a adaptação de Lucemon Chaos Mode para Lucemon Wild Mode 1, acredito que "Caos (Chaos)" combine mais com a história dele, do que o "Selvagem (Wild)" que ficou nessa versão. A dublagem dele também deixou a desejar, a voz estava muito infantilizada para um personagem tão maduro e malvado. Percebi que muitos reclamaram da aparição de Lucemon nessa temporada, mas saibam que existe uma explicação lógica: ele foi ressuscitado pelo exército Bagra (porém isso foi ocultado na tradução).


Outros nomes foram alterados: Começando com o DarkKnightmon que virou AxeKnightmon; e o exército da Nene também teve seu nome alterado, de Twilight (Crepúsculo) para Midnight (Meia-Noite). Para finalizar tivemos uma censura bem estranha, Lucemon estava enforcando a Nene com as suas mãos, mas os americanos simplesmente apagaram as mãos! Ver a Nene agonizando, sem motivo aparente, foi uma cena muito estranha.


Mas no total, o episódio teve mais pontos positivos que negativos. Isso prova que uma boa história pode sobreviver a mais terrível adaptação. Se você teve fôlego pra ler até aqui, te convido a assistir o episódio da próxima quinta às 16:30 no Cartoon Network. Estaremos comentando nas nossas redes sociais!

Comentários
Tairu  

easter egg em Digimon Xross Wars "Lucemon ressuscitado" liga a Digimon Fronteira e os americanos n queriam q soubéssemos

Cable  

duelo xiaolin não é tão ruim assim

Anônimo  

Duelo Xiaolin é legal