10 Anos de Digimon no Brasil!

publicado em  3.7.10

Há 10 anos, Digimon Adventure estreou no canal de maior audiência de todo o Brasil: Rede Globo. Junto dela, o anime também passou a ser exibido pelo antigo canal pago Fox Kids (que virou Jetix e, atualmente, chama-se Disney XD).

Contando a história de Taichi Yagami (Tai Kamiya) e outras seis crianças que foram parar em um mundo paralelo onde tudo era feito de informação digital, a série apresenta os habitantes desse novo mundo: os Digital Monsters, Monstros Digitais ou, simplesmente, Digimon. Cada uma das sete crianças, que estavam em um Acampamento de Verão comum até serem levadas ao local desconhecido, encontrou um parceiro Digimon e, juntos, humanos e Digimon, passaram a viver as aventuras na misteriosa "Ilha Arquivo", nesse curioso Digimundo.

Essas crianças, acompanhadas de um Digimon cada uma, recebem o título de Digiescolhidos no Brasil (nota: muitos termos usados no nosso país diferem dos originais japoneses. Como a matéria é sobre Digimon no Brasil, não vou me preocupar tanto em destacar os termos japoneses em si).

Mais tarde, descobrem que o poder de Devimon, cruel Digimon que estava perturbando a Ilha, era só uma pequena parte do que ainda estava por vir, e os aventureiros rumam para o Continente Server.



Possuindo um Digital Device (Digivice) cada um, as crianças eram guiadas ora ou outra e, também, ajudavam seus parceiros e evoluírem. Futuramente, descobrem que todo esse poder está relacionado com o sentimento verdadeiro e as características marcantes de cada dupla, que foram amadurecendo durante toda a temporada. Sendo assim, temos os Brasões, representando algo forte em cada digiescolhido: Coragem, Amizade, Sabedoria, Amor, Sinceridade, Confiança e Esperança (repito: no Brasil! )

Mais a frente, as crianças retornam ao Mundo Humano para combater Myotismon e seus servos. Lá encontram a oitava criança escolhida: Hikari Yagami (Kari Kamiya),   irmã de Taichi, e também o oitavo brasão, representando a Luz.

Ao retornarem ao Mundo Digital, descobrem que tudo havia mudado; o tempo passara muito mais rapidamente que no Mundo Humano e os Quatro Mestres das Trevas estavam dominando o Digimundo com o caos.
Após vencê-los, as crianças têm seu confronto final: Apocalymon. Formado pelos dados de milhares de Digimon que foram "deixados para trás" com o tempo, sentindo-se excluídos, sem conseguirem acompanhar a (digi)evolução e ficando para segundo plano, Apocalymon destruiu os Brasões dos escolhidos e quase exterminou os aventureiros.
Tudo isso só colaborou para que todos - crianças e parceiros Digimon - percebessem que o verdadeiro poder não vinha dos Brasões e sim do próprio coração de cada um.

Juntos, os Digiescolhidos vencem Apocalymon e retornam para o Mundo Humano, dizendo adeus aos seus Digimon.

Na cena final, fica no ar uma curiosidade: o portal abriria novamente se ninguém esquecesse os Digimon.
O que foi um fato, dado Zero Two, segunda temporada e continuação do inesquecível Digimon Adventure.

- - -

Por muitos considerada a melhor temporada, não só por ter sido a primeira mas por conseguir aplicar uma grande emoção e qualidade psicológica em diversos momentos, Adventure fica na memória dos fãs (até mesmo dos que não a curtem) por ter sido a pioneira da franquia na televisão. Além disso, a trilha sonora brilhante é impossível de não ser reconhecida, além de possuir um enorme acervo no Japão.

Há 10 anos, Digimon aparece no Brasil pela Rede Globo no intuito de competir com a audiência de Pokémon.
O canal usou todos os tipos de divulgação possíveis e deu certo. Ao contrário do que muitos pensam, Digimon não é cópia de Pokémon ou vice-versa. Ambos são independentes e isso será retratado em outra matéria.
Porém, Adventure virou mania assim como Pokémon. A diferença é que Pokémon continuou com a mesma fórmula, enquanto Digimon mudou: Zero Two veio e estava muito diferente da primeira temporada, diferença que foi aumentando a cada nova edição do Anime.

Independente disso, Digimon Adventure fez história e merece ser lembrado, não só pelos fãs mas por todos aqueles que já ouviram falar nos Monstrinhos que apareceram na televisão de milhões de brasileiros.

Para finalizar, vamos reviver Butterfly, a abertura de Digimon Adventure.


Ok, ok, essa não é a verdadeira Butterfly, mas sim uma versão em português da abertura americana de Digimon. Angélica, apesar de hoje em dia desagradar boa parte dos fãs nesse vídeo, teve seu papel na divulgação do desenho e merece ser lembrada. Afinal, foi ela quem introduziu Adventure para a maioria dos brasileiros.
Para quem não conhece ou quer rever, a versão original de Butterfly pode ser conferida clicando aqui.

A quesito de curiosidade, uma versão cantada por fã tem uma qualidade incrível e merecia ser a abertura do Brasil: clique aqui para vê-la.

Parabéns, Digimon!
Comentários
jordashe  

eu pesquisei é o site vale R$37.133,93, é vizualizado 1.500 vezes, tem diariamente 452 visitantes,a clasificaçao mundial é de 441.508 lugar,a clasificaçao no brasil é a 5.907 lugar,

Anônimo  

quem é que canta?é a angelica?

Hachiro-kun  

Digimon!!!!!!

Anônimo  

eeeeeeeeeeeeee e angelica sim semprequis saber quem era que cantava agora sem quem e e ela angelica e se vc nao sabe angelica cantava e nao fasia tv so cantava axo que ela paro de cantar em 2003 ou 2002 ou 4 e

Anônimo  

digimon e d+ na verdade digimon e tudo e a++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ e muito + e §§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§ tudo xd

Anônimo  

nunsa acabei de ver um vide pokemon eliana pokemon mas que roba roba de aldiensisa tv golbo e recor tinha tinha nao tem ate hj mas ja estam virando amigos pos recor ja tem digimon 1 e 4 ou 2 e 4 nao sei ao seroto mas ja aseitarao que digimon e muito melhor que pokemerda pokemon querdizer mas ai quem quizer ver vidio de eliana em pokemon porcura no yutube eliana pokemon e total em desenho nao tem para umana e anime total e este pokemon eu quero ver eliana pokemon de for so pokemon vai a merda mas eliana pokemon

Anônimo  

vide e video

Anônimo  

umana humana humano

Anônimo  

mas eliana pokemon nao

Anônimo  

maldita ortografia

Anônimo  

digimon e digimonnn nao pokemerda digimon

Anônimo  

digimon

João Vitor  

Oi pessoal! Estava jogando Digimon World Data Squad e eu matei o Cho-Mao Digimon(Lucemon modo Lorde das Trevas). Depois veio os créditos e volta pro Menu Principal. Daí, eu vi em alguns detonados que tem como jogar depois disso. Mas se eu for em load game, volta na parte onde eu salvei, ou seja, na escadaria da dark area, antes de lutar com lucemon.O que eu faço para continuar jogando?

anderson e.aaaaaaaaa  

aaaaaa naoooooooo angelica cantando digimon eeeeee apocalipisie aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa nao acredito nela mas depois de ver isso muda apinÃO de todos

Henrique  

Me lembrei da minha infância agora... Eu tenho a idade de Tai, Matt e Sora(tinha 11 anos em 1999) e por mais que todo esse tempo tenha passado marcou muito minha história.

victor  
Este comentário foi removido pelo autor.
victor  

nossa quanto tempo. minha vida, ainda lembro quado eu vi o primeiro episodio de cada uma das temporadas. ADORO DIGIMON

Anônimo  

car o que esa verção brazuca da musica buterfly fico xow e algumas partes ta iguais a da tradução da letra da buterfly muito bom!

Anônimo  

Esse desenho marcou minha infância até hoje lembro do primeiro episódio desse maravilhoso desenho.como passa o tempo

Mzyn  

Digimon foi um marco muito importante na minha vida....Eu era tão fanatico por digimon que quando eu era muleque sempre sonhava que um dia eu seria um digi-escolhido e vivia dizendo que meu digimon me esperava em algum lugar. Talves eu tava meio biruta não sei mais eu acreditava tanto..."Acreditava não, ainda acredito não tanto quando criaça mais acredito"....